3.



O reTiRo cLOWn nasce do encontro de três apaixonados pela arte do palhaço.


Jorge Paxeco




Palhaço do mundo, abri os olhos em 61 em Lisboa e fui descobrindo que tinha um nariz vermelho, como todas as outras pessoas. Em 1981, descobri a mímica na rua e o Circo com um curso de mímica com Yass Hakochima e num estágio de Clown / Técnica da Escola Russa– no Fabrik Circus em Berlin. Curioso, fiz formação de Actor e de movimento, de 1990 a 2007, (Michael Tchekov, Stanislavsky, Comédia dell Arte, Alexander Technique, Contact Improvisation, Laban, Pilates) estagiei em Milão com Mamadou Diume da escola de Peter Brook e em New York na escola Lee Strasberg.

O que é ser CLOWN, agradeço em particular a Philippe Gaulier, Jesus Jara e Virgínia Imaz (que trabalhou 3 anos no Cirque du Soleil) e a Leo Bassi, Jango Edwards, Fraser Hooper, Anton Valen, Koldobika Vio, sendo com Virgínia e Jesus que fiz mais horas de formação, cerca de 300h. Identifico-me muito com as suas metodologias, seguidoras da escola de Philippe Gaulier e da escola humanista Bataclown – França. Faço espetáculos Clown, desde 1981.
Encantado com o Teatro do Oprimido, aprendi com Iwan Brioc, José Soeiro e Julian Boal Curso Teatro- Ferramenta de Intervenção na FPCE.UP. Sou também Actor desde 1986, participei em mais de 50 espetáculos. De 1993 a 2014, encenei vários espetáculos para adultos. Dei formação de Expressão corporal e dramática no ensino profissional, básico e secundário, cerca de 1000H .Workshop: “Acção / Teatro” 3 edições(ESAP) e 3 Edições em Esposende . Orientei oficinas de expressão em ESTGAD-Caldas da Rainha, ESBAL, ESBAP, Universidade de Medicina e Psicologia –Lisboa. FLUP, ICBAS-Porto, ZDB-Lisboa,
Encenei para e com crianças na F.C.Gulbenkian, Oficinas de Teatro CML 1994/98. Associação Infante Sagres- Lisboa. Facilito cursos e Workshops, sobre CLOWN desde 1994, 5 Cursos de longa duração em Milão e na Croácia (Festival Internacional de Pula) e Portugal (Balleteatro, TUP, Faculdade Psicologia Porto, Barcelos, TUM e IPJ Braga, Amares, TMG Guarda, Idanha-a-Nova, Abrantes, Esposende, Lisboa, MAO – Viana do Castelo, Centro Dramático Viana).
Atualmente,dou aulas e promovo encontros em torno da expressão dramática. Diretor artístico do Gaterc. Faço parte do programa de itinerâncias da DGLB para a promoção da leitura com acções de formação e ateliers desde 2001. Colaboro com Municípios em projetos educativos e culturais de Animação Teatral. Preparo a abertura de um espaço de pesquisa e desenvolvimento Clown. Em aprendizagem contínua com Virgínia Imaz, para desenvolver e investigar o Clown.



Pedro Correia




Pedro Correia trabalha há 15 anos como Clown, Malabarista e Performer. Recentemente têm apresentado trabalhos na área do vídeo e da Fotografia, amante da música e fazedor de sons.  Com o espetáculo de teatro-circo “Dulu & Tatu” ganhou o prémio  jovens criadores – A juventude eterna do Palhaço - no “Puck” International Festival of Puppet and Marionette Theatre - na Roménia em Novembro de 2007. Diretor artístico do espetáculo multidisciplinar de teatro de rua Queima do judas em Vila do Conde desde o ano de 2005. Têm apresentado os seus solos de clown e outros espetáculos um pouco por todo mundo (Portugal, Espanha, Itália, França, Argentina, México, Roménia e Palestina). É membro fundador e diretor artístico da associação cultural Nuvem Voadora. Em Março de 2014 conquistou o prémio "DON EUGENIO BUSSA" GIURIA DEI BIMBI ( Prémio Publico Infantil) na IX edição do MILANO CLOWN FESTIVAL em Italia com o espectáculo “(con)sumo de Laranja” um solo clown para montras.


Eva Ribeiro



Eva Ribeiro 
Nascida em 1985, Eva Ribeiro formou-se em 2007 em Teatro, na Escola Superior Artística do Porto e, logo depois, em Teatro Físico na École Internacional de Théàtre Jacques Lecoq, em Paris. Como atriz participa em diferentes espetáculos com companhias como o Teatro Experimental do Porto e o Teatro Anónimo, nos géneros do teatro de rua, teatro para a infância e teatro de marionetas. Desenvolve o seu estudo igualmente nas áreas da dança e do circo, iniciando a sua descoberta na arte da palhaçaria. Destacam-se neste percurso as palhaças brasileiras Adelvane Néia e Silvia Leblon, a par dos espanhóis Virginia Imaz e Jesús-Jara, do italiano Matteo Cifariello e do argentino palhaço Tomate.  
Participa em diferentes festivais e colabora com companhias em Portugal, França, Espanha, Bélgica e Brasil a solo ou em parceria com Catarina Mota, com quem forma desde 2011 a companhia Madame Nez Rouge – dupla de palhaças. Em 2013 cria o seu solo “Madame Kill”, espetáculo que já apresentou em diferentes países desde então. Desenvolve desde 2007 atividades relacionadas com teatro comunitário, nomeadamente de teatro do oprimido, tendo realizado formação na área com José Soeiro (NTO – Porto) e Hugo Cruz (Associação PELE – Porto). 
Unindo as linguagens do clown social e do teatro do oprimido desenvolve neste momento uma oficina de palhaço social, de âmbito comunitário. Desde 2013 propõe uma oficina de introdução ao mundo do palhaço, denominada Palhaceando Emoções. Através de técnicas de teatro físico, jogo e de descoberta do palhaço interior é proposto aos participantes explorar o seu lado ridículo e frágil pela mão do nariz vermelho. Esta oficina já foi ministrada em Portugal, na Bélgica e, mais recentemente, em diferentes cidades do Brasil. 
Eva é uma artista multi-facetada que alia o seu estudo artístico à pedagogia e ao ativismo político tendo realizado formação continuada nas àreas da educação e colaborado com diferentes projetos que aliam a arte e pedagogia, comunitários e socialmente implicados.

Sem comentários:

Enviar um comentário