3.
O reTiRo cLOWn nasce do encontro de três apaixonados pela arte do palhaço.
Jorge Paxeco
Palhaço do mundo, abri os olhos em 61 em Lisboa e fui descobrindo que
tinha um nariz vermelho, como todas as outras pessoas. Em 1981, descobri
a mímica na rua e o Circo com um curso de mímica com Yass Hakochima e
num estágio de Clown / Técnica da Escola Russa– no Fabrik Circus em
Berlin. Curioso, fiz formação de Actor e de movimento, de 1990 a 2007,
(Michael Tchekov, Stanislavsky, Comédia dell Arte, Alexander Technique,
Contact Improvisation, Laban, Pilates) estagiei em Milão com Mamadou
Diume da escola de Peter Brook e em New York na escola Lee Strasberg.
O que é ser CLOWN, agradeço em particular a Philippe Gaulier, Jesus Jara
e Virgínia Imaz (que trabalhou 3 anos no Cirque du Soleil) e a Leo
Bassi, Jango Edwards, Fraser Hooper, Anton Valen, Koldobika Vio, sendo
com Virgínia e Jesus que fiz mais horas de formação, cerca de 300h.
Identifico-me muito com as suas metodologias, seguidoras da escola de
Philippe Gaulier e da escola humanista Bataclown – França. Faço
espetáculos Clown, desde 1981.
Encantado com o Teatro do Oprimido, aprendi com Iwan Brioc, José Soeiro e
Julian Boal Curso Teatro- Ferramenta de Intervenção na FPCE.UP. Sou
também Actor desde 1986, participei em mais de 50 espetáculos. De 1993 a
2014, encenei vários espetáculos para adultos. Dei formação de
Expressão corporal e dramática no ensino profissional, básico e
secundário, cerca de 1000H .Workshop: “Acção / Teatro” 3 edições(ESAP) e
3 Edições em Esposende . Orientei oficinas de expressão em
ESTGAD-Caldas da Rainha, ESBAL, ESBAP, Universidade de Medicina e
Psicologia –Lisboa. FLUP, ICBAS-Porto, ZDB-Lisboa,
Encenei para e com crianças na F.C.Gulbenkian, Oficinas de Teatro CML
1994/98. Associação Infante Sagres- Lisboa. Facilito cursos e Workshops,
sobre CLOWN desde 1994, 5 Cursos de longa duração em Milão e na Croácia
(Festival Internacional de Pula) e Portugal (Balleteatro, TUP,
Faculdade Psicologia Porto, Barcelos, TUM e IPJ Braga, Amares, TMG
Guarda, Idanha-a-Nova, Abrantes, Esposende, Lisboa, MAO – Viana do
Castelo, Centro Dramático Viana).
Atualmente,dou aulas e promovo encontros em torno da expressão
dramática. Diretor artístico do Gaterc. Faço parte do programa de
itinerâncias da DGLB para a promoção da leitura com acções de formação e
ateliers desde 2001. Colaboro com Municípios em projetos educativos e
culturais de Animação Teatral. Preparo a abertura de um espaço de
pesquisa e desenvolvimento Clown. Em aprendizagem contínua com Virgínia
Imaz, para desenvolver e investigar o Clown.
Pedro Correia
Pedro Correia
trabalha há 15 anos como Clown, Malabarista e Performer. Recentemente
têm apresentado trabalhos na área do vídeo e da Fotografia, amante da
música e fazedor de sons. Com o espetáculo de teatro-circo “Dulu &
Tatu” ganhou o prémio
jovens criadores – A juventude eterna do Palhaço - no “Puck”
International Festival of Puppet and Marionette Theatre - na Roménia em
Novembro de 2007. Diretor artístico do espetáculo multidisciplinar de
teatro de
rua Queima do judas em Vila do Conde desde o ano de 2005. Têm
apresentado os seus solos de clown e outros espetáculos um pouco por
todo mundo (Portugal, Espanha,
Itália, França, Argentina, México, Roménia e Palestina). É membro fundador e diretor artístico da associação cultural Nuvem
Voadora. Em Março de 2014 conquistou o prémio "DON EUGENIO
BUSSA" GIURIA DEI BIMBI ( Prémio Publico Infantil) na IX edição do MILANO
CLOWN FESTIVAL em Italia com o espectáculo “(con)sumo de Laranja” um solo
clown para montras.
Eva Ribeiro
Nascida em 1985, Eva Ribeiro formou-se em 2007 em Teatro, na Escola Superior Artística do Porto e, logo depois, em Teatro Físico na École Internacional de Théàtre Jacques Lecoq, em
Paris. Como atriz participa em diferentes espetáculos com companhias
como o Teatro Experimental do Porto e o Teatro Anónimo, nos géneros do
teatro de rua, teatro para a infância e teatro de marionetas. Desenvolve
o seu estudo igualmente nas áreas da dança e do circo, iniciando a sua
descoberta na arte da palhaçaria. Destacam-se neste percurso as palhaças
brasileiras Adelvane Néia e Silvia Leblon, a par dos espanhóis Virginia Imaz e Jesús-Jara, do italiano Matteo Cifariello e do argentino palhaço Tomate.
Participa
em diferentes festivais e colabora com companhias em Portugal,
França, Espanha, Bélgica e Brasil a solo ou em parceria com Catarina
Mota, com quem forma desde 2011 a companhia Madame Nez Rouge – dupla de palhaças.
Em 2013 cria o seu solo “Madame Kill”, espetáculo que já apresentou em
diferentes países desde então. Desenvolve desde 2007 atividades
relacionadas com teatro comunitário, nomeadamente de teatro do oprimido,
tendo realizado formação na área com José Soeiro (NTO – Porto) e Hugo
Cruz (Associação PELE – Porto).
Unindo as linguagens do clown social e
do teatro do oprimido desenvolve neste momento uma oficina de palhaço
social, de âmbito comunitário. Desde 2013 propõe uma oficina de
introdução ao mundo do palhaço, denominada Palhaceando Emoções. Através de técnicas de teatro físico,
jogo e de descoberta do palhaço interior é proposto aos participantes
explorar o seu lado ridículo e frágil pela mão do nariz vermelho. Esta
oficina já foi ministrada em Portugal, na Bélgica e, mais recentemente,
em diferentes cidades do Brasil.
Eva é uma artista multi-facetada que
alia o seu estudo artístico à pedagogia e ao ativismo político tendo
realizado formação continuada nas àreas da educação e colaborado com
diferentes projetos que aliam a arte e pedagogia, comunitários e
socialmente implicados.
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